Argila Verde 

     A argila verde tem sido um dos produtos queridinhos das donas de pele mista e oleosa. Mais do que purificar a pele, essa máscara facial regula a oleosidade excessiva e os indesejados cravos e espinhas, além de entregar aquele efeito matificante e sequinho na pele. Também para as peles normais e que possuem manchas.

 

Passos para aplicação da Argila Verde no Rosto

1. Limpe a pele

Limpar a pele é o primeiro passo para a máscara de argila verde fazer o efeito completo. “A pele deve ser higienizada com um sabonete adequado para o seu tipo de pele”.

2. Separe uma espátula e um pincel

Para aplicar a máscara no rosto, recomendamos misturar uma colher de sopa da argila verde com água termal ( nossa sugestão são as da marca WNF, com aromas) e usar uma espátula para homogeneizar formando uma pasta e aplicar na pele com a ajuda de um pincel, que espalha melhor. “Deve-se evitar o contato direto das mãos no pote da máscara para evitar contaminação, retirando o produto com uma espátula”.

3. Aplique a máscara em todo o rosto

Aplique uma camada da máscara no rosto já limpo e deixe agir até que seque por completo. “Não existe ordem de local para aplicação da máscara. Deve-se evitar apenas lábios e pálpebras, pois são locais que não produzem oleosidade excessiva”. A dica é lembrar sempre do maxilar, no caso de quem tem acnes ou cravos nessa área do rosto.

4. Confira o tempo de ação da argila verde

Depois de aplicada a máscara, confira a embalagem para saber o tempo que você deve deixar a argila agir no rosto, (cerca de 20 minutos) ou quando as bordas ficarem durinhas. Enxágue bem. A argila pode ser usada no rosto até 3 vezes na semana.

 

 

5. Remova a argila com água corrente

Na hora de remover a máscara, o ideal é usar água corrente em temperatura ambiente, já que a água quente estimula a oleosidade da pele. Depois, é só secar suavemente com uma toalha de algodão macia.

6. Finalize com creme hidratante

Um passo importante e que não deve ser esquecido é proteger a pele depois que remover a argila verde. Como a máscara absorve oleosidade, a pele do rosto pode ficar com uma sensação repuxada e levemente sensível. Geralmente, usamos produtos que fecham os poros. Hidratantes, antiacne e/ou antioleosidade, que deverá ser indicado de acordo com o tipo de pele, ou de seu uso corriqueiro.

Só as peles secas devem evitar de usar a argila verde. Nesse caso, a mais indicada é usar creme para pele sensível.

¹ Equipe Naturallis: 

Farmacêuticas Diandra Klein e Daiane Viecceli Bruttomesso

Enfermeira Daniela Zanco