MANIPULAÇÃO

Medicamentos manipulados são aqueles preparados diretamente na farmácia, pelo profissional farmacêutico, a partir das fórmulas inscritas no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela Anvisa, ou ainda a partir de uma prescrição de profissional habilitado, que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar (ANVISA, 2008).

Os princípios ativos, ou substâncias que compõem o medicamento manipulado são idênticos aos utilizados pela indústria de medicamentos, sejam eles químicos ou naturais. O medicamento manipulado, é produzido seguindo procedimentos padronizados pelos farmacêuticos e sua equipe técnica e com qualidade das matérias – primas que são rigorosamente controladas. Podem ser manipulados medicamentos na forma de cápsulas, xaropes, cremes, florais, homeopatias, shampoos, além de soluções para tratamento odontológico-bucal e preparos estéticos dermatológicos. A produção de sua fórmula é acompanhada desde o início por uma equipe farmacêutica capacitada, desde a conferência inicial da receita médica até a dispensação final da fórmula pronta.

Os medicamentos manipulados apresentam diversas vantagens sobre os medicamentos comerciais, pois são elaborados a partir de formulações personalizadas, que levam em consideração além do problema do indivíduo, outros fatores que podem influenciar na eficácia do tratamento, como idade, biotipo e hábitos de vida, além de serem mais baratos. 


A Farmácia Naturallis utiliza as Boas Práticas de Manipulação em todas as etapas dos seus processos e são realizadas verificações e controles para assegurar a qualidade do produto final.

HOMEOPATIA

FITOTERAPIA

FLORAIS